Sono é sobre qualidade ou quantidade?

Embora sempre nos tenham dito que 7 a 9 horas por noite são a chave para um sono reparador e saudável, a verdade é que o sono não sempre é tão simples assim.

Quando as pessoas tentam melhorar a qualidade do sono, elas automaticamente pensam em aumentar o número de horas de sono. E isso faz sentido! Pois desde sempre escutamos que ter entre 7 a 9 horas de sono por noite são a chave para um sono reparador e saudável, a verdade é que o sono nem sempre é tão simples assim. Primeiro devemos saber que essas referências recomendadas não são ideais para todos, o sono as vezes deve ser mais personalizado e assim, varia de indivíduo para indivíduo. E segundo, as horas adequadas de sono não trabalham sozinhas, a qualidade do sono é tão importante quanto a quantidade, se não mais!

E esse será o assunto do nosso blog de hoje.

A quantidade é importante desde que complete os ciclos do sono de 4 a 6 vezes.

Já tratamos aqui em nosso blog que nosso sono passa por fases. Sendo então dividido em 4 fases principais, que incluem adormecer (N1), o sono leve (N2), o sono profundo (N3) e o sono REM. Os três primeiros estágios fazem parte do sono não-REM, nos quais a atividade cerebral, a temperatura corporal e as frequências cardíaca e respiratória reduzem consideravelmente.

O progresso dos estágios de sono segue uma ordem e o ciclo se repete entre 4 a 6 vezes durante a noite. Geralmente gastamos mais tempo na fase N3 na primeira parte do sono e tendemos a diminuir na segunda parte e já no REM gastamos menos tempo na primeira parte e já na segunda parte aumentamos sua duração.

Sem uma completa noite de sono, nós podemos cortar alguma fase e cada estágio do sono presta um papel importante no organismo, seja para o seu desenvolvimento cognitivo, físico ou emocional. Por isso, é preciso que o ciclo do sono esteja equilibrado.

A quantidade de sono não é a mesma para todos.

Um dos grandes mitos a respeito do sono é que todo mundo, independente da idade, necessita de 8 horas por noite. Na verdade, a quantidade muda de acordo com a idade, aqui trouxemos o tempo de sono adequado para cada fase da vida, de acordo com National Sleep Foundation, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos com sede em Arlington (Virgínia):

  • Recém-nascidos (0-3 meses): o ideal é dormir entre 14 a 17 horas por dia, embora também seja aceitável um período entre 11 a 13 horas. Não é aconselhável dormir mais de 18 horas.
  • Bebês (4-11 meses): Recomenda-se que o sono dure entre 12 e 15 horas. Também é aceitável um período entre 11 e 13 horas, mas não mais do que 16 ou 18 horas.
  • Crianças pequenas (1-2 anos): não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou mais de 15 ou 16 hora. É recomendável que o descanso dure entre 11 e 14 horas.
  • Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): 10-13 horas é o mais apropriado. Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.
  • Crianças em idade escolar (6-13 anos): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas.
  • Adolescentes (14-17 anos): Devem dormir em torno de 10 horas por dia.
  • Adultos jovens (18-25 anos): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.
  • Adultos (26-64 anos): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam.
  • Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

A qualidade do sono interfere no seu desempenho diário

Às vezes, a pessoa dorme 8, 9 horas, mas acorda cansada, portanto, esse sono não é restaurador. Então, o sono precisa de duração, profundidade e qualidade. Há pessoas não reservam o tempo e a dedicação necessárias ao dormir. Trabalha, estuda, tem outras atividades e reserva 5 horas para o sono. Isso é insuficiente para que no outro dia a pessoa fique bem.

Para se ter um bom sono, alguns fatores são muito importantes: Que o sono não seja fragmentado, tenha uma continuidade e duração adequada. Então, precisamos nos preparar para dormir e isso está relacionado com nossas escolhas desde o momento em que acordamos até a hora de irmos para a cama.

É sobre quantidade ou qualidade? Qual é mais importante?

A quantidade de horas dormidas tem sua importância, mas além disso, a qualidade desse sono deve ser mais preservada.

O sono ruim tem efeitos de curto e de longo prazos. No início, a pessoa que dorme mal apresenta sonolência excessiva, alterações de humor, baixa produtividade, dificuldade de concentração, perda da memória recente, comprometimento da criatividade e irritabilidade.

No longo prazo, os problemas podem ser ainda maiores, pois dormir mal leva a mudanças do metabolismo, e o organismo passa a ficar mais predisposto a diversos distúrbios do sono e algumas doenças. Obesidade, diabetes e problemas gastrointestinais e cardiovasculares são as mais frequentes.

Portanto, se seu sono não é de qualidade no dia a dia, procure hábitos para preservá-lo e quem casos graves, é importância a procura de um profissional da área.

E como ter um sono de qualidade?

Em nosso artigo do blog, com o tema “Ritual pré-sono: a importância de desacelerar para dormir bem”, tratamos que um sono de qualidade envolve fazer uma higiene do sono, ter uma rotina pré-sono, cuidar do seu dia pode ajudar também você a dormir bem, ter um espaço confortável para descansar, investir em práticas de relaxamento, ter conforta ao dormir e ter uma boa alimentação. Todos esses fatores podem influenciar para que você tenha um sono de qualidade

Leia o artigo completo aqui: noomana.com.br/conteudos/pre-sono

Os rituais pré-sono são primordiais para preparar o corpo para um descanso pleno, potencializando o relaxamento e incentivando a indução do sono. Portanto, considere começar hoje mesmo a mudança de hábitos na direção de uma vida com mais qualidade e tranquilidade!

Além das dicas mencionadas ao longo do texto, você pode investir nos produtos Noomana para potencializar os efeitos de todo o seu ritual. Desenvolvidos com bioativos naturais com comprovação científica, eles auxiliam um descanso sustentado (aquele em que você minimiza as interrupções do seu ciclo de sono) e de qualidade.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre a eficácia dos produtos Noomana? Clique aqui e conheça nossa linha completa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdos relacionados

CONFIRA outros conteúdos
que você pode gostar!