Sono e humor: dormir mal perturba suas emoções?

Afinal, por que acordamos mal-humorados após uma noite mal dormida? O sono de baixa qualidade, dentre muitos outros malefícios, afeta nossa interpretação e resposta emocional.

Não é nenhuma novidade que uma noite mal dormida afeta completamente nossa disposição e bem-estar no dia seguinte. Mas por que a relação entre sono e humor é tão íntima?

As alterações no ciclo normal de sono que, segundo a cartilha sobre sono normal da Associação Brasileira de Medicina do Sono, corresponde de 7 à 9 horas por noite para um adulto saudável, pode defasar inúmeras funções corporais. Isso inclui desde a liberação de hormônios, restauração da energia e reparação celular e tecidual.

Isso quer dizer que, se o nosso sono não tem qualidade, o corpo vai passar por uma série de eventos indesejados que, inevitavelmente, vão afetar nosso humor e responsividade.

Inclusive, estudos apontam que a privação do sono aumenta a reatividade emocional, desregulando nossas respostas imediatas e fazendo com que a percepção dos acontecimentos fique comprometida.

Neste post, explicamos mais a fundo a questão e indicamos algumas soluções práticas, que podem te ajudar a melhorar este problema. Para saber mais, continue a leitura!

Por que fico irritada quando estou com sono?

A irritabilidade após uma noite mal dormida se dá em grande parte por conta do cansaço mental. Embora não tenhamos dimensão de todos os processos que ocorrem enquanto dormimos, eles são essenciais para o bom funcionamento de todo o organismo.

Esse cansaço também compromete nossa concentração e capacidade de tomar decisões assertivas. Como efeito, podemos lidar com contratempos e tarefas da vida cotidiana de forma precipitada, o que também afeta nossas relações pessoais.

Quando somamos esses fatores, é inevitável que o mau humor prevaleça. Ademais, Penelope A. Lewis, em matéria publicada na netdoctor, explica que a privação de sono afeta uma região específica do córtex frontal, responsável pela filtragem de sentimentos negativos. Nesse sentido, nossas reações emocionais ficam distorcidas quando dormimos pouco e mal.

Evidências sugerem que o cansaço pode nos levar a enxergar o mundo através de um filtro negativo. (Penelope A. Lewis)

Privação de sono x Mudanças de humor

Um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia indicou que a privação de sono está diretamente relacionada ao aumento nas sensações de estresse, irritabilidade, tristeza e exaustão mental. E por que isso acontece?

Em um ciclo de sono completo, o seu corpo passa por diferentes fases, responsáveis pelo restabelecimento da energia, recuperação de microlesões, estabelecimento da memória, regeneração celular e muscular, entre outros. Todos esses processos são o que garante que, no dia seguinte, você acorde disposto e possa realizar suas atividades sem maiores problemas.

Se a sua mente não está descansada e o seu corpo precisa de mais energia, dificilmente você se sentirá alegre e bem humorado. Nesse sentido, quanto mais comprometido é o seu sono, mais propenso ao mau humor e ao mal-estar você fica.

ALTERAÇÕES DE SONO E HUMOR SÃO COMUNS EM PESSOAS QUE DORMEM POUCO OU MAL.

A continuidade dos episódios de privação de sono, além de tudo, tornam a pessoa ainda mais reativa aos estímulos emocionais, o que pode fazer com que ela responda de maneira desproporcional a pequenos acontecimentos. Isso reflete diretamente na capacidade do indivíduo de lidar com sua vida social, seja na organização familiar, no trabalho ou entre amigos.

A privação do sono ou mesmo um sono de baixa qualidade também afetam a produção e liberação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

E o processo contrário?

Já sabemos que um sono de baixa qualidade, muito provavelmente, fará com que você fique irritado e reaja de forma exagerada. Mas quais são os impactos das alterações de humor na forma como dormimos?

Uma preocupação pontual, como a entrega de um trabalho final na faculdade ou a apresentação de um projeto importante no trabalho, pode tirar o seu sono à noite, seja pelo medo, antecipação ou outros sentimentos que surgem em situações como essas.

Tendo isso em vista, dá para imaginar que quadros ansiosos e outros distúrbios emocionais também afetam nossa capacidade de adormecer e sustentar um sono de qualidade.

Diversos estudos apontam a relação entre problemas emocionais e o desenvolvimento de distúrbios do sono como a insônia. Pessoas que apresentam quadros ansiosos, por exemplo, tendem a criar uma rotina crônica de privação do sono. Esse processo inevitavelmente vai alimentar o ciclo de alterações de humor e de problemas para dormir.

QUESTÕES EMOCIONAIS TAMBÉM PODEM ALTERAR NOSSA CAPACIDADE DE ADORMECER, O QUE ALIMENTA O CICLO DE PRIVAÇÃO DE SONO E MAU HUMOR.

Como resolver a questão?

O primeiro passo para melhorar a relação entre sono, irritabilidade e outras alterações de humor é investir em práticas que te permitam dormir melhor. E isso começa no momento que você acorda.

A regulação do sono anda lado a lado com um ciclo circadiano bem equilibrado e hábitos saudáveis. Portanto, é importante analisar todos os aspectos da sua vida e identificar onde há espaço para melhorias. A higiene do sono, nesse caso, pode ser uma excelente aliada.

Exercícios físicos são essenciais para que o corpo libere os hormônios que geram a sensação de bem-estar e relaxamento, como a endorfina e a serotonina.

A alimentação é igualmente importante para regular o sono e as emoções: segundo Penelope A. Lewis, autora do livro The Secret World of Sleep, altos níveis de glicose no sangue podem sobrecarregar o organismo durante a digestão, comprometendo o descanso e, consequentemente, afetando o bom-humor ao acordar.

Lewis também aborda outras questões referentes à alimentação bastante interessantes. Por exemplo, a manutenção dos níveis de magnésio no corpo, já que a substância acalma o Sistema Nervoso Central e promove relaxamento muscular, imprescindível para um descanso de qualidade.

Alimentos estimulantes, como a cafeína e o álcool, e refeições pesadas no jantar também devem ser evitados.

PARA DORMIR MELHOR, EVITE ALIMENTOS ESTIMULANTES APÓS AS 15 HORAS.

Pensando em higiene do sono, algumas dicas práticas seriam dormir sempre no mesmo horário, evitar aparelhos eletrônicos e que emitem luz azul antes de se deitar, repousar em um ambiente completamente escuro e com temperatura regulada entre 18ºC e 22ºC.

A relação entre sono e humor é um assunto amplamente discutido pela comunidade acadêmica e muitas questões não possuem respostas definitivas e conclusivas. Todavia, é inegável que uma noite mal dormida nos deixa cansados, indispostos e mal-humorados.

Para uma vida mais tranquila e com mais disposição durante o dia, dê prioridade ao sono e invista em uma rotina de autocuidado que coloca você e a sua saúde em primeiro lugar!

Gostou do conteúdo e quer acompanhar mais dicas da Noomana? Aproveite para se inscrever na nossa newsletter, preenchendo o formulário abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdos relacionados

CONFIRA outros conteúdos
que você pode gostar!