Tudo o que você precisa saber sobre sono e envelhecimento

Assim como o envelhecimento muda a arquitetura do sono, dormir bem ou mal pode contribuir ou prejudicar esse processo natural do corpo.

O envelhecimento é um processo natural e inevitável, que altera o funcionamento do organismo como um todo, passando por questões bioquímicas, neurológicas e comportamentais. Tudo isso afeta diversas esferas da vida de uma pessoa idosa, incluindo os padrões de sono.

Além disso, o descanso de qualidade — ou a falta dele — pode contribuir ou prejudicar o envelhecimento saudável. Pensando nisso, neste post, vamos tratar alguns dos pontos chaves sobre sono e envelhecimento, desde as alterações no ciclo circadiano, impactos do repouso de baixa qualidade nesse processo, até dicas práticas para que pessoas idosas consigam dormir melhor.

E para contribuir com as informações deste conteúdo, convidamos o médico geriatra, Thomaz Colares, para explicar algumas questões importantes sobre o assunto. Vamos lá?

Qual a relação entre sono e envelhecimento?

Sono e envelhecimento são dois assuntos que se conectam em uma via de mão dupla. O que queremos dizer com isso é que da mesma forma que o avanço da idade afeta os padrões de descanso de uma pessoa, a maneira como ela dorme durante sua vida pode fazer com que ela envelheça com mais ou menos saúde.

De acordo com Thomaz, em vista das alterações fisiológicas do envelhecimento, há uma tendência natural à redução das horas de sono em pessoas idosas. Isso não indica, necessariamente, problemas de saúde, relata o médico. “O que vai determinar a presença ou ausência de um problema nesse processo é a avaliação qualitativa das horas de sono de pessoas idosas. Ou seja, se esse período em que ele ou ela está dormindo é considerado reparador ou não”, explica o geriatra

O médico destaca também que a hipersonia, a agitação noturna ou redução drástica das horas de sono em idosos são pontos que devem sempre chamar atenção, porque podem ser um alerta para outros problemas de saúde.

Ou seja, o sono na terceira idade passa a ser não só um qualificador da rotina, mas também um importante sinalizador de outros problemas.

Padrões de sono na terceira idade

O processo de envelhecimento enfraquece o funcionamento do ciclo circadiano, período organizado nas 24 horas do dia e orientado pela liberação de cortisol e melatonina. Isso ocorre porque o núcleo supraquiasmático do hipotálamo de pessoas idosas secreta quantidades menores de ambos os hormônios mencionados, o que altera os padrões regulares desse ritmo.

Como efeito, pessoas idosas tendem a dormir menos, apresentam mais sonolência durante o dia e acordam com mais frequência durante a noite, porque permanecem no período de latência – transição da vigília para o sono – e nas fases mais superficiais do descanso por mais tempo, o que também ocasiona redução do sono REM.

Em vista dessas alterações do sono, queixas de insônia em idosos são bastante frequentes. Contudo, segundo Thomaz, esse quadro normalmente é secundário. “A privação do sono é resultado de outros problemas, como transtornos de ansiedade, depressão maior, dor crônica, problemas urinários ou mesmo efeito colateral do uso de medicamentos para tratamento de patologias como hipertensão arterial.”

MUDANÇAS CAUSADAS NO ENVELHECIMENTO, COMO A REDUÇÃO NA LIBERAÇÃO DA MELATONINA, AFETAM A MANEIRA COMO PESSOAS IDOSAS DORMEM

Todo esse processo pode fazer com que pessoas idosas não consigam se adequar aos horários de adultos com padrões de sono considerados normais, o que gera problemas de socialização para esses indivíduos. Por isso, é muito importante que familiares e amigos façam um esforço ativo para manter relações e integrar os idosos sempre que possível.

Sono e envelhecimento precoce

Estudos indicam que o sono de baixa qualidade possui relação direta com o envelhecimento precoce, tanto com relação à aparência física quanto ao funcionamento fisiológico do corpo.

Dormir pouco e mal, por exemplo, foi relacionado à piora na síntese de colágeno, proteína responsável pela elasticidade da pele. E conforme dormimos mal ao longo da vida, a pele passa a apresentar sinais da idade antes da hora, o que inclui o surgimento de olheiras profundas e rugas.

Outro ponto bastante sensível é o equilíbrio hormonal. Quando não dormimos bem, o nível de diversos hormônios sofre alterações, desde a melatonina, o cortisol até o GH, este último responsável pelo fortalecimento da musculatura.

Isso quer dizer que se dormimos mal ao longo da vida, nosso corpo estará enfraquecido. E como o envelhecimento provoca flacidez e perda de força naturalmente, é mais provável que quem não descansa o suficiente chegue na terceira idade mais fraco e se queixando de dores corporais.

DORMIR BEM É MUITO IMPORTANTE PARA GARANTIR UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL EM TODOS OS SENTIDOS.

Como pessoas idosas podem dormir melhor?

Alguns hábitos de higiene do sono são universalmente indicados para pessoas que desejam dormir melhor, sejam elas idosas ou não. Dentre eles, podemos citar a prática regular de exercícios físicoso cuidado com a alimentação, a exposição à luz solar para estimular a síntese de vitamina D.

Thomaz também indica outros pontos importantes para que pessoas idosas durmam melhor, dentre eles:

Ir à fisioterapia sempre que necessário, para melhorar o desconforto físico;
Evitar cochilos prolongados durante o dia;
Ser socialmente ativo;
Manter horários para dormir e acordar;
Evitar bebidas estimulantes ao final do dia;
Realizar avaliação médica periódica para compreender os fatores que podem estar prejudicando a qualidade do sono.
A AVALIAÇÃO MÉDICA É INDISPENSÁVEL PARA QUE PESSOAS IDOSAS ENTENDAM SE SEUS PADRÕES DE SONO ESTÃO SAUDÁVEIS.

A relação entre sono e envelhecimento é ainda um campo de estudo que precisa ser explorado, por se tratar de um assunto bastante complexo. De qualquer forma, uma coisa é verdade: sono de qualidade é bom para todos!

Se você gostou do post e quer acompanhar mais conteúdos e novidades da Noomana sobre qualidade de vida e saúde do sono, assine a newsletter, preenchendo o formulário abaixo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdos relacionados

CONFIRA outros conteúdos
que você pode gostar!