Por que você deve ler antes de dormir?

A leitura expande seus horizontes, promove uma maior empatia e ainda pode te ajudar a dormir com mais qualidade.

Quando pesquisamos e escutamos falar sobre higiene do sono ou a criação de uma rotina que tenha como foco o dormir bem, encontramos entre as dicas que você deve ler antes de dormir.

Além de te livrar da luz azul, o hábito da leitura ainda pode aliviar o estresse, trazer relaxamento, te ajudar nos momentos de insônia e, de quebra, melhorar a qualidade do seu sono. Mas, como qualquer prática saudável, é necessário um pouco de foco e dedicação para fazer com que, antes de fechar os olhos, você opte por abrir um livro no lugar de mexer no celular.

Para te ajudar nisso, preparamos um conteúdo sobre os benefícios do hábito de leitura e algumas dicas de obras que podem te acompanhar na sua rotina pré-sono. Continue lendo para descobrir!

Importância da leitura

Em um vídeo recente de seu canal no YouTube, Dr Drauzio Varella classifica a leitura como o mais completo de todos os exercícios intelectuais, que estimula diversas áreas do cérebro.

Segundo reportagem publicada pela PUCRS, o hábito também tem relação com uma melhora na qualidade de saúde mental, pode “atrasar” doenças como demência e o Alzheimer, estimular o cérebro e pode reduzir em até 68% os níveis de estresse.

Além disso, ter contato com obras de ficção e não ficção de autores com realidades tão diversas ainda trabalha a empatia e pode aumentar a nossa capacidade de compreensão e comunicação. Isso porque os seres humanos são afetados pelo meio em que vivem e, com essa ampliação de universo, você tem acesso a ideias, pesquisas e reflexões de pessoas com bagagens culturais muito diferentes das suas.

Para completar, a leitura ainda tem como resultado a melhora da escrita, a formação de senso crítico, o estímulo da memória e o aumento de vocabulário. E, dependendo do gênero escolhido, ainda serve como uma verdadeira aula de política, ciências sociais e organização de sociedade, história, biologia, artes ou filosofia, ampliando a sua gama de conhecimentos e te ajudando a desenvolver certas habilidades.

Outra informação interessante é que os efeitos de leituras dispersas em feeds do Instagram ou Twitter não causam o mesmo impacto que as feitas de forma mais atenta em livros, revistas e até artigos. Para saber mais, confira o vídeo produzido pela Editora Antofágica:

Como adquirir o hábito

Apesar de a lista de benefícios ser gigantesca, sabemos que nem sempre é fácil ter a leitura como uma prioridade. Especialmente com tantos estímulos vindos de celulares, computadores, televisões e video-games.

É importante ter em mente que apesar de existirem algumas técnicas e dicas para incorporar esse hábito na sua rotina, não existe segredo na hora de colocar isso em prática: você precisa apenas escolher um livro, abrir e começar a lê-lo.

Por isso, assim como quando você decide priorizar o dormir bem, é preciso ter disciplina, uma vez que optar pela leitura também é uma escolha de vida. E, para te ajudar com isso, confira agora quatro dicas de como ler mais:

1. Aprenda a gostar de ler

Entender quais livros te agradam, sobre assuntos que nem sempre dizem respeito ao trabalho ou sua área de atuação e que saiam da obrigação é um passo fundamental para encarar a leitura como um exercício prazeroso.

Caso você ainda não saiba qual gênero e autor te agradam, experimente! Leia o primeiro capítulo de obras diferentes, siga alguns canais do YouTube ou perfis do Instagram que falem sobre literatura e, especialmente, pegue dicas com amigos. Esse momento de experimentação é fundamental para que você consiga se desenvolver como leitor.

PARA CRIAR O HÁBITO DE LEITURA, PROCURE LIVROS QUE TE AGRADEM. ASSIM, DEIXA DE SER UMA OBRIGAÇÃO, SE TORNANDO UM EXERCÍCIO PRAZEROSO.

2. Tenha metas possíveis

Estipule ler por alguns minutos, algumas páginas ou até um capítulo inteiro por dia. Assim você consegue colocar o hábito na sua rotina.

Essa meta não precisa ser muito exagerada ou megalomaníaca, incluir terminar um livro por semana nesse primeiro momento pode inclusive ter o resultado oposto do que o esperado. Assim, foque no que é possível fazer e tenha isso como prioridade todos os dias.

3. Tenha sempre um livro (ou e-reader) na bolsa

Nunca saia de casa sem um livro! Dessa forma você pode aproveitar os momentos de espera ou de ócio para ler e evita passar mais alguns minutos rolando o feed das redes sociais.

Aqui, também vale investir em um e-reader como o Kindle ou o Kobo. Eles tornam o “levar um livro na bolsa” muito mais simples e menos pesado para a sua coluna.

4. Deixe o celular longe

Nos momentos de leitura e até na hora de dormir, deixar o celular em modo avião, no silencioso ou mesmo em outro cômodo pode te ajudar a evitar os estímulos que o aparelho tem a oferecer. Assim, independentemente do momento, sempre que for dedicar alguns minutos aos livros (e especialmente quando se sentir menos focado), mantenha o celular em uma distância segura.

Para mais dicas, assista ao TEDx Campinas Como tornar a leitura um hábito, apresentado pelo advogado e influenciador literário Pedro Pacífico:

Dicas Noomana: livros para ler antes de dormir

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância da leitura e recebeu dicas para ter os livros como uma companhia diária, chegou o momento de descobrir quais livros recomendamos que estejam na sua mesa de cabeceira, só esperando o começo do seu ritual pré-sono. Confira!

O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe

Extremamente poética, a obra conta a história de um homem que, no meio da vida, descobre em si a tristeza por ainda não ser pai. E, na busca por poder entregar todo amor que sente, temos acesso ao mais bonito e mais complexo das relações humanas.

Escrito em Português de Portugal, o livro não foi traduzido, o que pode tornar a leitura um pouco difícil em alguns momentos. Mas não desista! A linguagem diferente da que estamos acostumados é, também, uma das belezas da escrita de Valter Hugo Mãe.

Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

Considerado o primeiro romance abolicionista escrito em língua portuguesa por uma mulher, traz logo no primeiro capítulo, o mocinho branco e Túlio, escravizado pela família da mocinha, como “duas almas generosas”, como iguais entre si. A trama também traz amor, dramas familiares e trajetórias que nos fazem entender um pouco melhor a complexa e triste história do Brasil.

A livraria mágica de Paris, de Nina George

Neste livro, seguimos um livreiro de Paris que, às margens do Rio Sena, indica obras para pessoas com base no que elas estão sentindo. Abandono, cartas nunca abertas, uma aventura e novas experiências enchem as páginas desse livro que traz muito sobre o amor, sobre a vida e mais um tanto de drama.

NÃO SABE O QUE LER ANTES DE DORMIR? EXPERIMENTE ALGUNS LIVROS INDICADOS AQUI E PEÇA INDICAÇÕES PARA AMIGOS!

A trança, de Laetitia Colombani

Sobre cabelos, mas também os entrelaçamentos da vida, esta é uma obra curta que segue três fios, três mulheres que, aparentemente, nada têm em comum até que, como no penteado que dá nome a obra, se ligam no final.

Apesar de em um primeiro momento o leitor sentir dificuldade de entender o que liga essas vidas separadas por continentes e vivências tão diferentes, a autora as une por dramas muito comuns a mulheres de qualquer parte do mundo.

Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz

Considerado uma fábula distópica, a obra traz uma crítica ao mundo de consumo desenfreado em que vivemos. Ao longo das páginas, observamos relações comercializáveis, sentimentos sendo metrificados e artistas sendo comprados (sim, literalmente!).

Aqui, o leitor é obrigado a pensar sobre a utilidade de coisas e sentimentos, vendo escancarado (e de forma mais caricata) uma realidade não tão distante da nossa.

Por que nós dormimos, de Matthew Walker

Livro que vez ou outra aparece como citação nos textos produzidos pela Noomana, essa é uma obra de divulgação científica que aborda de forma acessível, apesar de não necessariamente fácil, estudos sobre sono e aos problemas gerados pela sua privação.

É, definitivamente, uma ótima companhia para quem quer entender melhor sobre o ciclo do sono, os impactos da cafeína no organismo e outros temas relacionados.

Oráculo da noite, de Sidarta Ribeiro

Outra obra que nos faz pensar sobre aspectos técnicos do sonho, além da sua influência e impacto ao longo da história. O livro traz uma investigação teórica e bastante aprofundada que faz uma análise abordando mitologias, religiões e imaginação, de forma a nos mostrar o sonho enquanto um processo importantíssimo para a humanidade.

Além de adquirir o hábito da leitura, é fundamental entender que, também por estímulos de aparelhos eletrônicos, pela preguiça, problemas de concentração e outras questões, ele precisa de certo esforço para ser mantido.

Por isso, separe alguns minutos diariamente, tenha como meta ler um capítulo antes de dormir e faça um esforço para que o exercício da leitura esteja sempre presente na sua rotina (do sono ou não!).

E então, já escolheu o livro que vai te acompanhar na noite de hoje? Se quiser acompanhar mais conteúdos informativos sobre rotina e hábitos para melhorar o sono, além de novidades sobre produtos Noomana, preencha o formulário abaixo e inscreva-se na nossa newsletter!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdos relacionados

CONFIRA outros conteúdos
que você pode gostar!