Voltar a dormir depois de acordar durante a madrugada pode ser um desafio, já que os despertares noturnos geram ansiedade e frustração.
Quem nunca acordou no meio da noite, após um pesadelo ou no susto, e sentiu dificuldade em adormecer novamente? Situações como essas, embora pontuais, podem causar ansiedade e estresse, principalmente em pessoas que possuem compromissos no dia seguinte e ficam preocupadas se vão conseguir descansar a partir daquele momento. E como voltar a dormir depois de perder o sono?
Neste post, respondemos a essa questão e vamos além: também explicamos o que não deve ser feito quando você acorda no meio da noite e não dorme mais e indicamos alguns dos possíveis motivos que motivam os despertares noturnos. Para ficar por dentro de todas essas informações, continue a leitura!
Por que eu acordo durante a noite?
Os despertares noturnos podem ter inúmeras explicações e dependem de cada indivíduo. Ansiedade e outras questões emocionais podem perturbar a mente e fazer com que a pessoa acorde à noite preocupada ou com medo.
Se você estiver com alguma enfermidade pontual, como uma gripe forte, ou se sofrer com algum problema crônico, como o refluxo, as chances dos despertares noturnos são maiores. Após o consumo de bebidas alcoólicas, é bastante provável que você também acorde durante a madrugada.
A escolha dos alimentos consumidos no jantar também pode ser uma interferência nesse processo. Isso porque o desconforto estomacal e a dificuldade da digestão podem tornar o seu sono agitado, fazendo com que você não atinja as fases mais profundas do repouso.
E ao permanecer no sono leve, é ainda mais provável que você acorde à noite, porque o seu corpo está mais suscetível aos estímulos externos. Além disso, há discussões de que alimentos pesados causam pesadelos, fazendo com que você desperte assustado no meio da madrugada.
ACORDAR À NOITE PODE SER O RESULTADO DE ESCOLHAS ALIMENTARES, PROBLEMAS CRÔNICOS, ANSIEDADE, ENTRE OUTROS.
Contudo, é importante pontuar que, além dos casos mencionados acima, se você acorda e perde o sono com frequência, isso pode ser um indicativo de alguma condição mais séria. Nesses casos, procure orientação médica. Profissionais especializados são capazes de diagnosticar possíveis distúrbios, se a situação for muito extrema.
Como voltar a dormir tranquilamente depois de perder o sono?
Ao acordar no meio da madrugada, seja por alguma questão pessoal ou interferência externa, é importante, antes de mais nada, tentar manter a calma. Sabemos que essa situação pode ser frustrante e estressante, mas, muitas vezes, pode ser contornada! E para que isso aconteça, é preciso tirar da mente a ideia de que você não será capaz de adormecer e descansar novamente.
Com uma postura mais calma e prática diante da situação, é possível aplicar algumas dicas para induzir o seu corpo ao relaxamento e, consequentemente, ao adormecer. Elencamos nossas sugestões a seguir:
1. Faça exercícios de respiração
O controle consciente da respiração é capaz de reduzir a sensação de estresse e retomar o relaxamento. Portanto, se você acordar durante a noite e se sentir tenso e ansioso, experimente respirar devagar e profundamente, inspirando pelo nariz por 10 segundos e expirando pela boca, pelo mesmo tempo. Repita esse processo até sentir que o seu corpo está mais leve e tranquilo.
E para aumentar sua consciência corporal durante o exercício de respiração, coloque a mão na região central da barriga, para sentir seu diafragma expandindo e murchando.
2. Medite
Outra excelente forma de acalmar a mente e relaxar o corpo é a meditação. A prática permite que você permaneça no momento e evita que seus pensamentos fiquem presos nas preocupações e angústias.
NÃO SABE COMO VOLTAR A DORMIR À NOITE? EXPERIMENTE MEDITAÇÕES GUIADAS!
3. Após 20 minutos sem dormir, saia da cama
Se você passar muito tempo na cama sem conseguir dormir, a ansiedade gerada pela circunstância tende a aumentar, alimentando os pensamentos que te impedem de adormecer. Por isso, ao perceber que não será capaz de pegar no sono tão facilmente, levante-se e procure alguma atividade serena para fazer.
Sente em uma poltrona e escreva suas preocupações, leia um livro, faça um alongamento leve… Pense em atividades que não vão demandar muito do seu físico e nem do seu cognitivo, para que você seja capaz de retomar a sonolência com mais facilidade.
E atenção! Nada de pegar o celular! A luz azul emitida pelo aparelho suprime a liberação de melatonina e afeta a qualidade do sono.
UM DOS PONTOS IMPORTANTES SOBRE COMO VOLTAR A DORMIR DE MADRUGADA É EVITAR O USO DO CELULAR AO ACORDAR.
E o que não fazer ao acordar de madrugada?
Enquanto algumas práticas induzem o relaxamento e te permitem pegar no sono novamente, certos maus hábitos – muito comuns – podem dificultar esse processo e afetar seu descanso.
1. Não fique olhando para o relógio
Como mencionado anteriormente, despertares noturnos geram frustração e ansiedade que, quando combinados, dificultam o adormecer. Da mesma forma, quando você acorda no meio da noite e fica olhando para o relógio, contando os segundos para pregar o olho novamente, essa ansiedade generalizada só vai crescer. Isso faz com que você entre em um ciclo vicioso.
SAÚDE E BEM-ESTAR
Qual a relação entre sono e ansiedade? Entenda a questão!
Por isso, nada de ficar checando as horas a cada cinco minutos. Ao invés disso, respire profundamente e tente não pensar no horário, porque isso só vai tornar a situação ainda mais complicada.
2. Evite o lanche da madrugada
Algumas pessoas, seja por conta da ansiedade ou dos efeitos da privação do sono, podem acordar durante a noite e imediatamente visitarem a cozinha. Mas um momento de prazer imediato pode, rapidamente, se tornar uma dor de cabeça.
Isso porque, quando comemos, nosso organismo dispensa uma quantidade considerável de energia para realizar a digestão dos alimentos. Nesse processo, o corpo vai ficar mais ativo, o que dificulta o adormecimento. Ademais, a depender do que será consumido, um mal-estar pode ocorrer, causado pela sobrecarga no estômago.
ACORDAR PARA COMER E VOLTAR A DORMIR PODE FAZER COM QUE O CORPO FIQUE SOBRECARREGADO E NÃO CONSIGA ADORMECER COM FACILIDADE.
A Noomana também pode te ajudar!
Além das dicas práticas mencionadas ao longo do post, se você procura novas formas para solucionar questões como despertares noturnos, vale a pena conhecer a linha Sono Reparador da Noomana.
O Spray de Travesseiro Sono Reparador possui fórmula exclusiva, com propriedades calmantes e relaxantes comprovadas cientificamente, que auxiliam pessoas com despertares noturnos a não acordarem de madrugada. E, caso acordem, elas estarão sonolentas o suficiente para voltar a dormir rapidamente.
Os produtos possuem alta concentração de alfa e gama-terpineno e beta-cariofileno, que possuem ação ansiolítica, promovendo um sono menos agitado.
Voltar a dormir depois de acordar no meio da madrugada pode ser um desafio, mas com algumas dicas práticas e o auxílio dos produtos Noomana, é possível contornar a situação e preservar a qualidade do sono e, consequentemente, de vida. Lembrando que, em casos extremos, é sempre importante procurar a ajuda de um profissional especializado.
Para saber mais sobre os produtos Noomana e conhecer nossa linha completa, visite o e-commerce, clicando no banner abaixo: