Beleza limpa: por que você precisa conhecer esse movimento

O movimento beleza limpa preza pela criação de cosméticos com fórmulas livres de ingredientes nocivos ao ser humano e à natureza.

Você já ouviu falar no termo beleza limpa? Esse movimento, nascido a partir das discussões sobre slow beauty e green beauty, tem como premissa o desenvolvimento de cosméticos livres de ingredientes tóxicos, tanto para o ser humano quanto para o meio ambiente.

Com o avanço das discussões sobre sustentabilidade e o futuro do planeta, principalmente após a pandemia do coronavírus, iniciativas como essa estão ganhando muito espaço na indústria da beleza e de cosméticos de forma geral.

Neste post, explicamos melhor a questão e elencamos alguns dos principais órgãos e eventos brasileiros que fazem parte do movimento. Boa leitura!

O que é beleza limpa?

A beleza limpa consiste, essencialmente, na elaboração de cosméticos livres de ingredientes considerados nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Outros fatores, como a preocupação com uma cadeia de produção responsável, que respeita a integridade humana e da natureza, além da atenção ao descarte de embalagens e processos como a logística reversa também fazem parte do guarda-chuva do movimento clean beauty.

MARCAS DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS E QUE INVESTEM NA BELEZA LIMPA TEM POR OBJETIVO ELABORAR FÓRMULAS LIVRES DE INGREDIENTES NOCIVOS.

A questão principal, contudo, refere-se à segurança dos ingredientes, quando em contato com o corpo humano e com a natureza. E, ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário que, para cumprir esse papel, as substâncias utilizadas sejam somente de origem natural.

Produtos veganos, plant-based e que não testam em animais podem conter substâncias nocivas. Afinal, nem todo ingrediente natural é seguro e, da mesma forma, componentes sintéticos não são, necessariamente, tóxicos.

Além disso, ainda não há uma regulamentação sólida sobre quais cosméticos se enquadram na categoria beleza limpa, uma vez que, ao redor do globo, diversas substâncias são proibidas em algumas regiões e liberadas em outras.

São essas brechas que permitem a prática do greenwashing — estratégia de marketing que utiliza termos universais como “ecológico” ou “sustentável” em rótulos, sem a listagem de ingredientes ou transparência sobre os processos utilizados na cadeia de produção.

É por isso que a testagem das formulações, para garantir a segurança de uso, assim como a transparência na comunicação, são primordiais para que empresas participem, verdadeiramente, do movimento beleza limpa (ou clean beauty).

A TRANSPARÊNCIA COM RELAÇÃO AOS INGREDIENTES UTILIZADOS NOS PRODUTOS É UM DOS GRANDES DIFERENCIAIS DO MOVIMENTO CLEAN BEAUTY.

Atenção aos ingredientes

Como comentamos, o foco principal do chamado clean beauty é o uso de componentes seguros à saúde e ao meio ambiente. Isso porque algumas substâncias amplamente utilizadas na indústria da beleza, como parabenos, sulfatos e derivados de petróleo são conhecidas como disruptores endócrinos e podem, a longo prazo, causar doenças no organismo, uma vez que interferem no equilíbrio hormonal.

Além disso, o formol, por exemplo, utilizado para alisamento de cabelos, causa irritação quando em contato com a pele e mucosas. Sendo assim, ingredientes que podem provocar alergias também devem ser evitados, como óleos minerais, fragrâncias sintéticas, ftalatos (composto utilizado para tornar plásticos mais maleáveis), entre outros.

De maneira geral, recomenda-se o uso de ativos naturais, desde que estes não sejam considerados nocivos, e sintéticos com testes de segurança comprovada.

INGREDIENTES NATURAIS OU SUBSTÂNCIAS SINTÉTICAS NÃO NOCIVAS PODEM SER UTILIZADAS EM PRODUTOS DA CATEGORIA CLEAN BEAUTY.

Transparência

Outro ponto extramente essencial quando o assunto é beleza limpa é a transparência com o consumidor. Isso quer dizer que as empresas que desejam se enquadrar nesta categoria precisam listar todos os ingredientes utilizados em suas formulações no rótulo e evitar terminologias generalizadas, que não informativas para seu público.

Também é necessário evidenciar se as embalagens são descartáveis, biodegradáveis e se podem ser recicladas ou não. Além disso, conscientizar o consumidor sobre a utilização de logística reversa e processos de produção é muito interessante e cria uma conexão com essas pessoas.

Afinal, as transformações que estamos observando em todo mundo acabam por promover, cada vez mais, uma preocupação não apenas com o destino final das embalagens dos produtos, mas com a integridade humana, social e ambiental que atravessa o desenvolvimento desses cosméticos.

MARCAS CLEAN BEAUTY, ALÉM DA PREOCUPAÇÃO COM OS INGREDIENTES UTILIZADOS NAS FÓRMULAS, DEVEM GARANTIR A INTEGRIDADE HUMANA E AMBIENTAL NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO.

Processos responsáveis

Uma cadeia de produção responsável, que promove o impacto mínimo no meio ambiente e nas pessoas que fazem parte dela, é um grande diferencial em termos de empresas que se consideram limpas.

Nesse sentido, é necessário que marcas clean beauty estejam atentas aos impactos de toda sua linha de produção, desde os processos de extração dos ingredientes contidos no produto, segurança nas formulações e como elas são produzidas, assim como a destinação das embalagens pós vida útil do produto. Selos como o Eu Reciclo são bons exemplos dessa preocupação.

INSTITUCIONAL

Conheça os selos dos produtos Noomana

Também é importante pontuar que, para construir uma indústria mais sustentável e consciente, a participação do consumidor final é indispensável. Além de exigir transparência e posicionamento, o público preocupado com sustentabilidade precisa ir além da avaliação geral de produtos rotulados como naturais, e buscar conhecimento sobre os ingredientes utilizados nessas composições.

Movimento beleza limpa no Brasil

Marcas de cosméticos brasileiras já estão bastante presentes no cenário da beleza limpa. Mas, além delas, algumas organizações e eventos são grandes destaques dentro do movimento clean beauty. Isso porque elas promovem discussões e disseminam informações para enriquecer a indústria com os insumos para que essa categoria de produtos cresça de maneira sustentável.

Um bom exemplo disso é o 13:20 HUB, previamente conhecido como Slow Market Brasil, responsável pelo lançamento do primeiro evento 100% dedicado à beleza consciente no Brasil, em 2018. Hoje, após dois anos de pandemia, a organização se reinventou e é um verdadeiro hub de inteligência estratégia para a indústria de beleza limpa e bem-estar.

A 13:20 HUB FOI A PRIMEIRA EMPRESA A ORGANIZAR UM EVENTO 100% DEDICADO À BELEZA CONSCIENTE NO BRASIL. | IMAGEM: REPRODUÇÃO/13:20 HUB

Outro grande exemplo é o Instituto Lixo Zero, organização sem fins lucrativos que visa a disseminação do conceito e apadrinha marcas com potencial para auxiliar esse objetivo.

Além do mais, o ILZB, juntamente com apoiadores como a 13:20 HUB, promove eventos como o Encontro Lixo Zero São Paulo, para sensibilizar empreendedores sobre questões como o encaminhamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos, upcycling, economia circular e, claro, beleza limpa.

O ENCONTRO LIXO SÃO PAULO É UM EVENTO QUE SENSIBILIZA EMPREENDEDORES E O PÚBLICO GERAL SOBRE TEMÁTICAS COMO MERCADO CIRCULAR E REDUÇÃO DO DESCARTE. | IMAGEM: REPRODUÇÃO/1230 HUB

Em 2022, o evento ocorreu entre os dias 10 e 11 de junho, na Unibes Cultural, tratando questões como o Mercado e Experiências de Beleza Consciente e Bem-Estar. E nós da Noomana, é claro, marcamos presença!

Fazendo uso da sabedoria que reside na natureza e na precisão que reside na ciência, desenvolvemos fórmulas inteligentes para que você consiga investir no sono de qualidade, melhorando, assim, o seu bem-estar como um todo.

Durante esses dois dias, aprofundamos nossos conhecimentos sobre a indústria clean beauty no Brasil, para continuar oferecendo a vocês, noomanes, as melhores fórmulas, desenvolvidas sempre de forma responsável.

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