Aplicativos e sono: a tecnologia a favor do dormir bem

Apesar das problemáticas, é possível usar a tecnologia a seu favor na busca por um dormir melhor. Aplicativos de monitoramento de sono, por exemplo, podem te ajudar a entender padrões e identificar o melhor horário para despertar.

Nós já comentamos sobre como a luz azul e os aparelhos eletrônicos podem atrapalhar a rotina noturna e o descanso de diversas pessoas, mas será que podemos usar a tecnologia para auxiliar na busca por uma boa noite de sono?

Continue no texto para descobrir a resposta e encontrar aplicativos de sono que te ajudam a entender melhor como e quanto você dorme.

É possível usar a tecnologia a favor de um sono de qualidade?

Todos sabemos que usar o celular antes de dormir afeta o sono, tanto em sua quantidade quanto em sua qualidade, porém, desde que você tenha disciplina e controle, é, sim, possível usar a tecnologia a favor de um sono de qualidade.

Assim como aplicativos que incentivam a busca por uma vida mais saudável, existem diversas ferramentas que podem te auxiliar a entender melhor os problemas do seu sono e facilitar o caminho até uma rotina de sono ideal.

Porém, é importante ter em mente que esses apps sozinhos não fazem milagre! Monitorar o sono é interessante para analisar quanto e como dormimos, mas esses dados só trarão mudanças significativas se você decidir mudar o que incomoda ou não parece ideal.

COM DISCIPLINA E CONTROLE, É POSSÍVEL USAR SEU CELULAR (E OUTRAS TECNOLOGIAS) PARA TE AJUDAR NA BUSCA POR UM SONO DE QUALIDADE.

Como comentamos em outras publicações aqui no blog da Noomana, estabelecer uma rotina do sono, com horários determinados para dormir e acordar, evitar navegar pela internet por pelo menos 1h antes de deitar, praticar exercícios físicos e evitar consumir cafeína após o almoço são algumas das modificações necessárias para conseguir acordar disposto toda manhã.

Isso porque priorizar o sono é uma escolha de vida e isso implica, também, na forma como você usa a tecnologia. Assim, é possível usar seu aparelho celular e até outros dispositivos para avaliar a quantidade e qualidade do seu sono e traçar alternativas para melhorá-lo.

Aplicativos para avaliar o sono

Com isso em mente, chegou a hora de conhecer algumas das opções de aplicativos para analisar a forma como você dorme.

Dentre as funcionalidades mais frequentes, podemos encontrar opções com despertador inteligentes, registros de hábitos que podem interferir no sono e até indicações do horário ideal para o seu despertar.

Apesar de não conseguirmos dar uma resposta definitiva para quem se pergunta qual é o melhor app para monitorar o sono, separamos uma lista com algumas boas indicações que podem te ajudar a descobrir qual se adapta melhor à sua realidade e necessidades.

Sleep Circle

Considerado pela The New York Times como um dos melhores apps para monitorar o ciclo do sono, o Sleep Circle está disponível de forma gratuita tanto para iOS quanto para Android.

Além de analisar os seus padrões e te acordar gradualmente no momento em que você atingir um sono leve, essa ferramenta ainda traz gráficos e estatísticas sobre despertares noturnos, percentuais de qualidade e até mesmo indicações sobre o seu ronco.

Apesar de bastante completo em sua versão grátis, para mais opções, como o monitor de frequências cardíacas, você deve fazer a assinatura premium.

PARA DESCOBRIR QUAL É O MELHOR APP PARA MONITORAR O SONO, RECOMENDAMOS QUE VOCÊ FAÇA TESTES PARA DEFINIR QUAL FAZ MAIS SENTIDO COM A SUA REALIDADE E NECESSIDADES.

Sleep as Android

Aplicativo disponível exclusivamente para Android, essa é uma ferramenta bastante intuitiva que promete facilitar a rotina de quem deseja alcançar um sono de qualidade.

Dentre as propostas do app podemos destacar o alarme inteligente com a opção de “sono ideal”, tempo para cochilos a possibilidade de notificações caso você ultrapasse o horário de dormir, registro do sono com identificação de picos movimento e ruídos, bem como relatórios sobre a qualidade e quantidade de sono.

Para melhorar, ele ainda possui um recurso de músicas suaves e sons da natureza que te ajudam a dormir melhor.

O período de testes dessa ferramenta é de 15 dias. Após esse tempo, você deverá adquirir a versão paga para continuar usando os recursos.

Runtastic Sleep Better

Ferramenta gratuita disponível para Android e desenvolvida pela Adidas, o Sleep Better possui a função de alarme inteligente e consegue identificar a movimentação e barulhos do usuário, transformando esses dados em uma análise sobre estágios leves e profundos de sono.

Além disso, ele ainda permite que você avalie hábitos nocivos para atingir um dormir com mais qualidade, como o consumo de cafeína e álcool. Outra função bastante interessante é a do diário dos sonhos, que permite que você mantenha de forma fácil um registro desse fenômeno.

Uma das vantagens para quem deseja diminuir o tempo no celular durante a noite é que o aplicativo funciona em modo avião e, por isso, não precisa de conexão com a internet para o seu funcionamento.

Sleep++

Aplicativo disponível para iOS e que funciona em conjunto com o Apple Watch, o Sleep++ apresenta relatórios sobre a duração e qualidade do sono do usuário.

Com funcionamento bastante simples, a ferramenta é integrada ao app Saúde e tem funcionamento gratuito, apesar de oferecer a opção paga para quem deseja remover propagandas durante o uso.

Dentre as funções disponíveis destacamos a possibilidade de monitoramento manual e automático, além das notificações com resumo do sono.

Mi Fit

As pulseiras smart também podem te auxiliar no monitoramento do sono. Para quem quer deixar o celular de lado, esse item promete analisar os movimentos, delimitar o tempo gasto em cada ciclo e determina a quantidade e qualidade das horas de descanso.

Para utilizar esse método, basta adquirir uma Mi band e baixar o aplicativo Mi Fit.

Cuidados importantes

Apesar de bastante úteis para aquelas e aqueles que desejam entender um pouco mais sobre o seu padrão de sono, é importante destacar que as tecnologias atuais possuem pouca comprovação científica e, por isso, não devem ser utilizadas para o diagnóstico de distúrbios do sono.

Nesses casos, recomendamos que você procure ajuda de um profissional e que não recorra à automedicação.

APLICATIVOS DE MONITORAMENTO DE SONO NÃO DEVEM SER USADOS PARA DIAGNÓSTICO DE DISTÚRBIOS OU COMO JUSTIFICATIVA PARA A AUTOMEDICAÇÃO.

Da mesma forma, é fundamental apontar que o sono não é uma tarefa quantificável e que deve ser levada como um desafio a ser superado. Esse tipo de situação pode levar ao estresse e causar a ortosonia, também conhecida como obsessão pelo sono “correto”.

As ferramentas de monitoramento de sono podem, sim, ser uma ótima forma de conquistar uma rotina do sono ideal e saudável, mas a preocupação excessiva pelos números disponíveis nos relatórios não deve ocupar lugar da busca por hábitos mais saudáveis e uma vida mais leve.

E então, já escolheu o aplicativo que vai te ajudar a monitorar a sua noite de sono? Se quiser acompanhar mais conteúdos informativos sobre rotina e hábitos para melhorar o sono, além de novidades sobre produtos Noomana, basta preencher o formulário abaixo e se inscrever na nossa newsletter!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

conteúdos relacionados

CONFIRA outros conteúdos
que você pode gostar!