Acordar com despertadores intensos quebra o ciclo natural do sono e pode incitar mau humor e indisposição pelo resto do seu dia.
As rotinas corridas e os padrões de vida de grande parte da população prejudicam – e muito – a qualidade do sono. Demandas no trabalho, estresse cotidiano, ansiedade e hábitos nada saudáveis criam um ciclo de problemas que afetam nossa capacidade em repousar com qualidade.
Nesse contexto, o uso de alarmes é extremamente comum. Afinal, mesmo com as questões mencionadas acima, existem pessoas que precisam despertar em horários específicos, para cumprirem suas responsabilidades. Mas e se disséssemos que é possível acordar sem despertador?
Nosso corpo é uma máquina extremamente complexa e inteligente, que se autorregula. Isso quer dizer que, quando adotamos hábitos saudáveis e oferecemos os insumos necessários ao nosso metabolismo, ele funciona de maneira adequada. E isso também é válido quando o assunto é acordar naturalmente.
Neste post, explicamos a questão mais a fundo e abordamos o porquê do uso do despertador não ser uma prática recomendada. Também sugerimos algumas mudanças para potencializar seu despertador biológico e te ajudar a acordar sem alarmes sem maiores dificuldades. Continue a leitura e confira!
Acordar com o despertador faz mal?
Sim. Nosso corpo possui um sistema muito bem definido, no qual o ciclo do sono transita entre quatro estágios, cada um desempenhando um papel fundamental na regulação das funções metabólicas. Quando utilizamos o despertador, esse estímulo externo intenso pode fragmentar esse processo natural do corpo e, consequentemente, afetar todo o bom funcionamento do organismo.
Quando seus hábitos de sono são consistentes, ou seja, quando você dorme e acorda nos mesmos horários, o organismo regula toda a liberação hormonal responsável pelas sensações de sonolência e disposição. Isso quer dizer que um padrão de sono adequado fará com que o seu próprio metabolismo indique quando é hora de dormir e acordar.
Ao respeitar esses ciclos naturais, você vai despertar com mais disposição e também sentirá mais facilidade para adormecer. Pouco a pouco, a alimentação desse processo e a valorização do seu relógio biológico vai tornar possível a dispensa do despertador.
ACORDAR SEM DESPERTADOR É MELHOR PARA O SEU METABOLISMO E TE PERMITE COMEÇAR O DIA COM MAIS DISPOSIÇÃO!
Contudo, é sempre importante levar em consideração o jet lag social. Afinal, sabemos que nem todas as pessoas possuem empregos que possibilitam uma padronização do sono, como é o caso daqueles que trabalham de madrugada e são obrigados a despertar antes do nascer do sol e dormir durante o dia.
Estudantes que fazem faculdade à noite e trabalham o dia todo também podem sentir mais dificuldade em encontrar formas de como acordar sem despertador.
De qualquer maneira, alguns hábitos podem ser incluídos em nosso dia a dia para tentar, ao menos, reduzir a necessidade de despertadores intensos e abruptos, que afetam a qualidade do sono. Um dos pontos principais é evitar o uso do modo soneca.
Modo soneca
O modo soneca é aquela configuração de alarmes que toca a cada 5, 10, 15 ou 20 minutos, muito comum nos despertadores dos smartphones. Embora ele possa parecer uma boa ideia, especialmente para quem não sabe como acordar cedo com disposição e busca qualquer brechinha para dormir alguns minutos a mais, a verdade é que traz muitos prejuízos à saúde do sono.
Sim, ao invés do modo soneca de te deixar mais descansado e disposto, ele provoca exatamente o efeito contrário. Isso porque nosso corpo possui um ciclo de sono com estágios bem definidos e quando colocamos tantos alarmes, criamos sonos fragmentados e nada reparadores.
Ademais, quando nosso corpo entende que é hora de dormir, há liberação de serotonina, que relaxa a musculatura e auxilia na indução do sono. Já quando a hora de acordar se aproxima, a adrenalina e a dopamina são liberadas, sinalizando que precisamos despertar.
Quando utilizamos o modo soneca, o corpo não consegue entender quais hormônios devem ser secretados, o que ocasiona uma desregulação generalizada, provocando mau humor, dor de cabeça e até mesmo confusão mental.
Esse despertar desequilibrado e confuso é conhecido como inércia do sono e pode perdurar por até 45 minutos depois que você acorda.
O MODO SONECA PROVOCA A INÉRCIA DO SONO, NA QUAL O INDIVÍDUO ACORDA MAL-HUMORADO, CONFUSO E INDISPOSTO.
Acordar no susto x Despertar naturalmente
Outro ponto importante do uso do despertador e do modo soneca é a forma como você acorda. Enquanto um despertar natural faz com que você se sinta leve, tranquilo e revigorado, acordar com efeitos sonoros intensos interfere abruptamente na atividade cerebral e pode até mesmo causar taquicardia.
Ademais, esse despertar motivado por estímulos externos estimula a liberação da adrenalina, deixando a pessoa atordoada logo cedo. Portanto, o ideal é sempre preferir o despertar natural ao invés daquele oriundo dos alarmes.
dormir bem
10 dicas para dormir bem e acordar disposto
Como acordar naturalmente e com disposição?
Como mencionamos no início do post, é possível programar nosso organismo para um despertar natural e saudável. A seguir, elencamos algumas dicas de como acordar cedo e não ficar com sono, regulando seu despertador biológico. Confira!
Estabeleça um padrão de sono
Quando dormimos e acordamos em horários padronizados, nosso corpo passa a liberar os hormônios que induzem ou cessam o sono em momentos específicos. Sendo assim, o seu metabolismo cria um sistema organizado, fazendo com que você sinta a necessidade de dormir e despertar sempre na mesma hora, inclusive nos finais de semana.
Monitore seu padrão de sono
Uma maneira bastante interessante de começar a regular o sono é monitorar seus comportamentos padrão. Você pode fazer isso em um diário, anotando em quais horários você se deita e quando desperta. Dessa forma, fica mais fácil visualizar se o problema está no momento de adormecer, na hora de acordar, ou mesmo se você apresenta dificuldades como despertares noturnos.
Ao tomar consciência do seu padrão de sono, fica mais fácil propor pequenas mudanças e alterar seus hábitos aos poucos, por exemplo, passar a dormir meia hora mais cedo todos os dias.
Ao acordar, tome um rápido banho de sol
Uma das partes mais essenciais do ciclo circadiano é a definição dos momentos de sono e vigília. E para que o corpo determine esses períodos, a exposição ao sol é necessária, já que ela cessa a produção da melatonina, hormônio que atua na indução do sono.
Por isso, ao acordar, abra as janelas da sua casa e, se possível, exponha-se ao sol por 10 minutos. Isso também vai te ajudar a se manter despertado e pode até mesmo ser um ótimo incentivo para que você comece bem o dia.
Também é interessante manter uma fresta da janela aberta, para que a luz do amanhecer adentre no quarto e já dê início ao processo natural do despertar.
SE VOCÊ NÃO SABE COMO ACORDAR RAPIDAMENTE E DE FORMA NATURAL, EXPERIMENTE TOMAR UM RÁPIDO BANHO DE SOL TODAS AS MANHÃS.
Pratique exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde e, dentre eles, uma melhoria generalizada na qualidade do sono. Movimentar o corpo auxilia na regulação do ciclo circadiano, além de liberar os hormônios da felicidade – a endorfina e a serotonina.
Quando fazemos atividade física nos horários adequados, nosso corpo tende a ficar mais relaxado, o que facilita o adormecer e, consequentemente, o despertar.
Evite cochilos durante o dia
Embora um bom cochilo seja agradável, dormir durante o dia pode significar dificuldade em adormecer à noite. Isso porque as sonecas fragmentam o ciclo circadiano normal. Portanto, se o cansaço for extremo e você sentir necessidade de dormir, não o faça por mais de 30 minutos.
Organize sua rotina alimentar
A forma como nos alimentamos reflete diretamente na qualidade do sono. Por isso, a definição de uma dieta rica em nutrientes e com refeições em horários estabelecidos é essencial.
Ademais, é preciso estar atento ao consumo de alguns produtos, como a cafeína e chás mate, o álcool, refrigerantes e outras bebidas estimulantes, já que elas aceleram o metabolismo e podem atrapalhar nossa capacidade de adormecer.
UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM NUTRIENTES É ESSENCIAL PARA A ORGANIZAÇÃO DO CICLO CIRCADIANO.
Fazer refeições pesadas próximo ao horário de dormir também interfere na capacidade de acordar naturalmente. Isso porque seu corpo vai consumir muita energia para digerir aqueles alimentos, dificultando o adormecer, ocasionando despertares noturnos e, em última instância, provocando insônia.
Portanto, prefira fazer refeições pesadas durante o dia e, antes de dormir, aproveite para comer frutas como banana, kiwi e cereja, oleaginosas, chá de camomila ou um leite morninho.
SAÚDE E BEM-ESTAR
Qual a relação entre sono e alimentação?
Embora as rotinas frenéticas nos dêem a impressão de que hábitos mais naturais de sono sejam difíceis, a verdade é que o nosso corpo foi programado para acordar sem despertador e funcionar de forma a preservar nossa qualidade de vida.
A Noomana oferece inúmeros conteúdos sobre sono e bem-estar, além de dicas práticas para a criação de hábitos saudáveis e sustentáveis. Para acompanhar nosso trabalho e conhecer nossos produtos, assine a newsletter, preenchendo o formulário abaixo: